NNOTICIA (ANUNCIAR CONOSCO)

AQUIDAUANA: Prefeitura firma parceria com Exército para atendimento nas aldeias do município

Administração Municipal se reuniu com o 9º Batalhão de Engenharia e Combate e a SESAI

Por Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Aquidauana em 05/08/2020 às 13:15:09

Foto: Assessoria

Nos dias 06, 07 e 08 de agosto, a Prefeitura de Aquidauana junto com o 9° Batalhão de Engenharia e Combate e a SESAI farão uma ação integrada com atendimento médico e testagem em massa dos indígenas. Além do atendimento médico e de enfermagem, a Prefeitura de Aquidauana dará todo o suporte logístico via Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.
A ação conjunta é uma parceria que já vinha sendo alinhada nos últimos dias entre o prefeito Odilon Ribeiro, ao 9°BECmb, SESAI e equipes de Saúde da prefeitura, para ampliar o trabalho que já vem sendo feito diariamente nas aldeias, onde a Prefeitura de Aquidauana já está com 03 equipes médicas e de enfermagem. A ação médica integrada vai atender todas as aldeias, com pólo na aldeia Limão Verde e no Distrito de Taunay.
O prefeito Odilon Ribeiro também informou que as escolas da Rede Municipal dentro das aldeias serão bases de apoio para as equipes médicas e de enfermagem e para suporte aos militares.
A decisão e organização da ação integrada aconteceu numa reunião nesta manhã, 04, com o Cel. Alexandre Costa - comandante do 9°BECmb, o prefeito Odilon Ribeiro e as secretarias municipais Ivone Nemer (Educação) e Cláudia Souza (Saúde).
"O vírus continua agindo rapidamente nas aldeias. Por isso, propusemos essa ação integrada e o exército entrou conosco nessa parceria. Vamos atender todas as aldeias de Aquidauana e tentarmos conter o avanço da Covid-19 e salvar vidas nas aldeias", completou o prefeito.
Conforme nota do Comando Militar do Oeste (CMO), "serão sendo deslocados para a região 21 profissionais de saúde das Forças Armadas e da SESAI", somando às 03 equipes da prefeitura, que reforçarão o atendimento médico local.
"A segurança das populações indígenas é condicionante básica para a missão. Dessa forma, serão adotados rígidos protocolos de profilaxia. Todos os integrantes da missão realizarão testes imunológicos e uma inspeção sanitária para comprovar a ausência de sintomas que possam sugerir a COVID-19, antes do embarque para as Terras Indígenas.
Serão transportados Equipamentos de Proteção Individual (EPI), medicamentos e insumos de saúde para serem utilizados e distribuídos nas aldeias indígenas.
A base da operação do CMO será em Aquidauana (MS), onde está situado o 9º Batalhão de Engenharia de Combate.
O atendimento médico que será prestado na ação evita o deslocamento dos indígenas para os grandes centros nessa época de pandemia. Além disso, a realização dos testes para COVID-19 ajudará no diagnóstico da infecção causada pelo novo coronavírus nas Terras Indígenas.
Os indígenas receberão tratamento para os sintomas leves da doença e orientação sobre medidas profiláticas e uso de EPI para o
enfrentamento da pandemia", informa a nota do CMO.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Aquidauana

NFM#1

Comentários

Klin 1