aquidauana 14 ao 23 junho

Prefeito assina ordem de serviço para reforma do Mercadão Municipal de Aquidauana

Por Enio Pedroso em 30/03/2022 às 10:30:00

Na manhã desta terça-feira, 29, o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro assinou a ordem de serviço para a obra de reforma do Mercadão Municipal, localizado no centro da cidade. A obra será custeada com recursos próprios do município e está orçada em aproximadamente R$ 850 mil reais.

No ato de assinatura, o prefeito Odilon Ribeiro estava reunido com o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana - Wezer Lucarelli e o secretário municipal de Planejamento e Obras Públicas, Ronaldo Ângelo de Almeida. Na oportunidade, o prefeito detalhou a "luta" do município diante da morosidade para análises técnicas dos convênios com os ministérios e a liberação de recursos federais.

"Estamos há muito tempo aguardando a liberação de recursos para a reforma do Mercadão, são quase três anos que trabalhamos para viabilizar essa obra em convênio com o Governo Federal e a Caixa/GIGOV, desde a cadastramento do projeto em 2019. Fizemos um compromisso com os trabalhadores e comerciantes do Mercadão e, por isso, esse ano decidimos que o projeto de reforma será custeado com recursos da arrecadação municipal dos impostos, sendo revertidos para atender essa demanda tão importante", frisou o prefeito Odilon.

A Prefeitura de Aquidauana realizou a concorrência pública (licitação) e a construtora vencedora que executará o serviço é a Promicom Projetos de Manutenção Industrial e Construção Eireli. A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa deve se instalar no local para iniciar a obra em até uma semana.

Dentre os detalhes incluídos na reforma estão: substituição de toda a cobertura e instalação de telhas térmicas para manter o ambiente interior do Mercadão mais fresco; troca de todo o piso; melhorias dos boxes; reforma completa dos sanitários; instalação de acessibilidade e reforma das calçadas; instalação de novo projeto de iluminação.

Na reforma também serão trocadas todas as esquadrias e portas. Além disso, a prefeitura também custeará a instalação de um projeto de prevenção de pânico e incêndio, de acordo com as legislações e normativas do Corpo de Bombeiros.

"Queremos voltar a ter o nosso Mercadão Municipal como um local de encontro das famílias e dos turistas. A reforma vem para beneficiar o prédio e quem trabalha ali, vem resgatar a grandeza histórica desse lugar, é uma reforma para deixar aquele espaço melhor organizado, mais ventilado, mais bonito e para se tornar um dos nossos pontos turísticos mais visitados", finalizou o prefeito Odilon.

Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal, Wezer Lucarelli destacou a relevância dessa obra de reforma que, também, após finalizada trará benefícios diretos para os comerciantes do Mercadão e ao entorno, movimentando a economia e o turismo na área central do município.

O MERCADÃO MUNICIPAL
Datada da década de 1960, o Mercadão Municipal foi por muitos anos o principal centro comercial de Aquidauana, sendo reduto histórico dos primeiros comerciantes das colônias nipônica e pernambucana. O Mercadão encontra-se em pleno funcionamento, contando, até hoje, com alguns dos comerciantes pioneiros, que iniciaram atividade comercial ali, por volta de 1962.

O Mercadão Municipal é de propriedade da Prefeitura de Aquidauana, tem uma história de resistência, pois mesmo diante das oscilações da economia e do avanço e modernização dos comércios, ele se mantém imponente no coração da cidade, pulsando história, turismo e marcando a vida de seus comerciantes e de quem passa por ali.

O Mercadão Municipal é um centro de comercialização de produtos artesanais e alimentícios, ervas medicinais e produtos naturais. Além disso, o Mercadão de Aquidauana faz parte da história do município e da Noroeste do Brasil, pois está localizado em frente à Estação Ferroviária.

Na época dos antigos trens de transporte de passageiros, as pessoas desciam na estação e tinham o Mercadão Municipal como um local ideal para suas compras, para refeições e encontros entre familiares e amigos. Na história de Aquidauana, o Mercadão Municipal ficou marcado como um ponto de encontro preferido, próximo aos antigos hotéis, armazéns e comércios, que eram movimentados através da atividade da ferrovia e seus passageiros. Mas, com o passar dos anos, a sua estrutura predial foi se desgastando e, hoje, ele necessita e receberá a tão sonhada reforma.

Fonte: AGECOM

Comunicar erro
porto murtinho

Comentários